Ana Luísa da Silva, frequentadora da Biblioteca Comunitária Leônidas Magalhães, representando o prazer pela leitura

Ensinar a ler é ensinar a gostar de ler. A mensagem do educador Paulo Freire, morto em 1997, ainda não foi entendida por muitos ad...


Ensinar a ler é ensinar a gostar de ler. A mensagem do educador Paulo Freire, morto em 1997, ainda não foi entendida por muitos adultos. A inserção do processo de leitura, ao invés de ser atrativa, é dolorosa para algumas crianças que não têm chance de enxergar a magia do livro. Hoje, 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato, O POVO reflete sobre os mecanismos para incentivar a leitura entre os pequenos e sobre os benefícios adquiridos ao se tornar um leitor. Levantamento da Fundação Itaú Social, utilizando artigos científicos publicados desde a década de 1990, mostrou que o estímulo a leitura durante a primeira infância reduz os índices de repetência escolar.

Outros benefícios de ser um leitor já são conhecidos: enriquecimento de vocabulário, aproximação da família, fluência na escrita. No documento “Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o desenvolvimento do indivíduo”, entretanto, a Fundação comprova que a leitura influencia também na motivação acadêmica e nos anos de escolaridade que a pessoa terá em sua vida.

Observar os pais ou os irmãos lendo, pontuam especialistas, é um passo para despertar o interesse. Cláudia Sintoni, coordenadora de Mobilização Social da Fundação, explica que o processo de aquisição da leitura pode ser incentivado desde a gestação. “O vínculo é um ato de amor. Pode começar com a leitura de um livro, que certamente vai conter palavras e expressões desconhecidas para a criança, favorecendo o repertório de vocabulário”, explica.

Ela pondera que um momento familiar saudável com leitura compartilhada fortalece a afetividade. “Estamos apresentando o objeto livro e mostrando para que ele serve. Aquilo tem fascínio e encantamento”, aponta Cláudia Sintoni.

A contadora de histórias Josy Maria Correia acredita, sobretudo, na ternura do ato de narrar. Para ela, quando um adulto conta uma história, os benefícios vão além da aquisição de leitura. “Mesmo que não exista um livro em si como objeto, elas devem ouvir histórias”. Josy publicou o primeiro livro infantil em 2012. “Elas são exigentes. Não adianta escrever um texto infantiloide, não adianta subestimar a produção criativa da criança”, diz.

O chamado “encantamento” é a principal estratégia da arte-educadora Luana Oliveira, que coordena o Clubinho da Leitura, no Bom Jardim. O projeto funciona desde 2009 com contação de histórias, teatro e leitura. “Não adianta impor. No início, eu escolhia os livros. Mas eles gostam de escolher e de serem incentivados nas leituras. Agora, leem sozinhos”, afirma. De tanto aprender e compartilhar histórias, as 25 crianças atendidas começaram a escrever poesias. “O referencial de leitura é pequeno, pois o bairro é carente e alguns pais não sabem ler. Mas, acontece o movimento inverso. Dos filhos levando o gosto pela leitura e incentivam os pais”, diz. Com o Centro Cultural Bom Jardim em reforma, ela busca um local para abrigar o Clubinho.

Tecnologia
Como justificativa para não incentivar a leitura, pais se apoiam nos tablets e telefones - que seriam os “vilões”. O fato, explica Cláudia Sintoni, é que a tecnologia é mais um mecanismo de apresentação das histórias. “O adulto apresenta o universo da leitura para a criança e isso pode acontecer com qualquer suporte. Claro, o papel é um bem cultural ao qual a criança deve ter acesso, mas não podemos fechar os olhos para as tecnologias. O mundo está aí. E as crianças também”, pontua.

Como incentivar?

Especialistas ouvidos pelo O POVO dão dicas para incentivar a leitura entre as crianças:

1) Deixe a criança entrar em contato com os livros, brincando e manuseando. Editoras oferecem publicações com material apropriado para bebês, como os livros de plástico feito de materiais maleáveis e coloridos.

2) Deixe livros disponíveis pela casa. Quando as publicações estão inacessíveis, pode existir sentimento de proibição. Estantes baixas e baús são boas opções.

3) Não leia como se estivesse conversando com um adulto. Ela precisa de intensidade nas palavras, ênfases.

4) Não basta ler para as crianças. É preciso conversar sobre as histórias.

5) Ao conversar com a criança sobre o livro respeite a opinião dela. Não julgue os comentários como “certos” ou “errados”. A criança precisa de apoio e respeito.

6) Leve a criança para feiras de livros, bibliotecas, bancas de jornal e livrarias. Não como obrigação, mas como um momento saudável de diversão em família.

7) Ofereça livros de acordo com a faixa etária e com o nível de leitura. Durante a primeira infância (0-6 anos), por exemplo, podem ser oferecidos livros que possuam somente imagens.

8) Para as crianças que estão se alfabetizando podem ser inseridos jornais, revistas e histórias em quadrinho no processo de leitura.

9) Os pais podem continuar lendo para os filhos mesmo após a alfabetização. As crianças precisam de apoio para continuar no processo.

10) Com o amadurecimento das leituras, faça a criança conhecer diferentes gêneros, como o conto e a poesia.

Comentários

Nome

Bibliotecas Boletins Informativos Eventos Notícias Seminários Vídeos
false
ltr
item
Jangada Literária: Ana Luísa da Silva, frequentadora da Biblioteca Comunitária Leônidas Magalhães, representando o prazer pela leitura
Ana Luísa da Silva, frequentadora da Biblioteca Comunitária Leônidas Magalhães, representando o prazer pela leitura
https://4.bp.blogspot.com/-ZLUNztmVyOU/VxUXM1LuHRI/AAAAAAAAAno/cfuT8yHJ2noFdpixcYeeaLXAXir37umrgCLcB/s1600/1804vacapa01.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-ZLUNztmVyOU/VxUXM1LuHRI/AAAAAAAAAno/cfuT8yHJ2noFdpixcYeeaLXAXir37umrgCLcB/s72-c/1804vacapa01.jpg
Jangada Literária
https://www.jangadaliteraria.com/2016/04/ana-luisa-da-silva-frequenta-biblioteca.html
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/2016/04/ana-luisa-da-silva-frequenta-biblioteca.html
true
2037149470795649659
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar