II Encontro da Rede de Leitura Jangada Literária

O encontro começou às 14:00hs com uma apresentação cultural realizada pelos mediadores de leitura Vanessa Rodrigues, Juan Duarte, Sâmia H...

O encontro começou às 14:00hs com uma apresentação cultural realizada pelos mediadores de leitura Vanessa Rodrigues, Juan Duarte, Sâmia Holanda e Sâmia Vieira.

Sâmia Ellen iniciou a reunião falando sobre o objetivo do encontro, importância da atuação em rede, Plano Nacional do Livro e Leitura, Planos Municipais do Livro e Leitura, em seguida fez a leitura da síntese do I encontro da rede que aconteceu no dia 14 de abril de 2016 na Biblioteca Pública Menezes Pimentel.

Mileide Flores falou sobre o FLLLEC, que surgiu da necessidade de se construir um Plano Estadual, espelhado no PNLL, desde 2004 existe uma articulação, então ela faz um resgate histórico desse processo de construção que aconteceu por meio de uma organização da sociedade civil. 

Em seguida, trouxe um breve resumo sobre as ações desenvolvidas no estado do Ceará que foram realizadas pensando na construção do plano, todos os resultados desses encontros foram publicados para que as pessoas pudessem acompanhar, destacando que é preciso levar em consideração que quando se pensa em livro, é preciso pensar em outros suportes, ou seja, de 2004 para 2016 aconteceram muitas alterações e o plano é fundamental para que seja possível dar continuidade a essas ações.

O Plano Estadual foi apresentado à Secretaria de Cultura para que seja contemplado dentro do Plano Estadual de Cultura, pois a existência do Plano de Cultura poderá facilitar a aprovação do PELLLB. Mileide destacou que o plano dá o norte para as ações, quem garante recursos é o fundo, é preciso criar um GT da sociedade civil para construção do plano e dialogar com o poder público.  Fernando Braga vai enviar a lista com o nome dos deputados que estão na Comissão do Livro e Leitura.

É preciso fazer um levantamento dos eventos literários que o Ceará promove, conhecer os produtores culturais das feiras de livro. Em 2005 havia mais de 1000 ações de fomento à leitura promovidas pela sociedade civil e a SECULT continua pensando em ações para a área do livro e leitura.

         Alguns participantes se colocaram dando sugestões:

Alilian Gradela - Alteração na data do III Encontro da Rede de Leitura Jangada Literária que acontecerá no auditório do dragão do mar no dia 10 de junho, possibilidade de chamar Fabiano dos Santos.

Gilnei Barreto - Realizar reuniões em outros municípios para contemplar outros atores da cadeia do livro.

Sâmia Holanda -  Articulação estadual e a necessidade de sensibilizar atores que fomentem a construção do plano em seus municípios, com o intuito de garantir a sustentabilidade dos espaços de leitura. Criar grupo de trabalho para dividir ações da rede. Como trabalhar em rede?

Maria do Carmo - Discussão sobre rede requer tempo, no grupo que participo, começamos a maratona em 2010 e ainda consideramos esse conceito complexo, estar em rede é poder dizer seus pontos fortes e fracos, é preciso ter a concepção do que é estar em rede e vestir a camisa 

Claudete Barros – Realizar eventos nos municípios, abrir um espaço no blog para fórum de discussão permanente.

Anitta Mouta – sou nova no movimento, mas acho que nesses encontros  poderia ter mais pessoas representando a cadeia do livro, temos que mostrar para esse público todos os benefícios que vem a partir da criação do plano. Como cada um dessa cadeia pode sair ganhando?

Fernando Braga – Qual caminho seguir? Me coloco a disposição do grupo para fazer uma reunião.

Aparecida Lavor – chamar novas pessoas para o diálogo, disponibilizar os documentos para que todos possam estudar.

Valdenir Braga – Procurar associação ou sistema de membros dos elos criativo e produtivo. Fazer mapeamento de editoras.

Dayane Menezes - Todos temos que nos sentir integrantes dessa rede, tomar a frente. Criar uma plataforma para compartilhar os documentos.

Encaminhamentos:
- Mapeamento dos produtores das feiras de livro do estado
- Mapeamento de editoras
- Criar fórum de discussão permanente
- Criar plataforma para compartilhar os documentos
- Fernando Braga vai passar para a rede a lista dos deputados que participam da Comissão do Livro e Leitura.
- Sensibilização dos atores da cadeia criativa e produtiva
- Formação de um GT para criação do PMLLLB
- Reunião para planejamento do III Encontro – Biblioteca Pública Menezes Pimentel – 02 de junho às 14: 00hs
- III encontro da Rede de Leitura Jangada Literária no Dragão do Mar – 10 de junho às 14: 00hs

Comentários

Nome

Bibliotecas Boletins Informativos Eventos Notícias Seminários Vídeos
false
ltr
item
Jangada Literária: II Encontro da Rede de Leitura Jangada Literária
II Encontro da Rede de Leitura Jangada Literária
Jangada Literária
https://www.jangadaliteraria.com/2016/05/iii-encontro-da-rede-de-leitura-jangada.html
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/2016/05/iii-encontro-da-rede-de-leitura-jangada.html
true
2037149470795649659
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar