Jangada Literária realiza V encontro da rede no CUCA BARRA

     No dia 20 de outubro de 2016 a Rede de Leitura Jangada Literária realizou o V encontro da rede. O evento aconteceu no CUCA BARRA e co...

     No dia 20 de outubro de 2016 a Rede de Leitura Jangada Literária realizou o V encontro da rede. O evento aconteceu no CUCA BARRA e contou com a participação de 21 pessoas que representam a cadeia do livro. O encontro teve início com uma Mediação de Leitura com Paulo Barrocas - Atualmente, além de representante da Secretária de Saúde, representa também o Grêmio de Estudos e Recreio de Caucaia.


   Em seguida, a bibliotecária da rede Socorro Soares  pontuou algumas questões importantes: 


      Objetivo da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias - RNBC
·         A biblioteca comunitária possibilita o acesso aos livros e à leitura
·         Falta de investimento do poder público
·         É preciso que a defesa do livro e leitura seja uma luta coletiva
·         Mudar ou não a logomarca da rede?
·         Importância da participação da rede no fórum de literatura
·      

   Quem somos? 

Janaína Barros – A Biblioteca do CUCA não é uma biblioteca comunitária e nem pública, mas especializada. Mesmo sendo direcionada aos jovens, ela atende toda a comunidade. A Jangada Literária é uma referência nessas discussões sobre bibliotecas comunitárias, promovendo  um debate pertinente, abrindo os olhos das pessoas, levantando bandeiras e abraçando a ideia que é muito válida. Quando se tem a questão da leitura como direito humano, todas as temáticas estão contempladas, a saúde, a moradia, etc.

Maria Claudete – Minha biblioteca não se enquadra em nenhum formulário, seja de bibliotecas públicas, comunitárias ou especializadas. Não temos uma política de compra de acervo, sobrevivemos de doação e a maioria vem do ministério da saúde. Dia 28 é a reinauguração da biblioteca do HGF.

Maria do Carmo Ribeiro - Me perguntaram o que nós temos a ver com biblioteca comunitária se nós não somos uma, mas eu sei que lutamos pelos mesmos objetivos e isso só nos fortalece,  quero saber aonde estou  nessa rede de bibliotecas comunitárias. Na biblioteca comunitária temos a família visitando e participando, por isso é preciso que se pense nas questões de saúde e  em como podemos oferecer informações a esse público. Em nenhum momento me sinto excluída nessa rede, pois a nossa luta é a mesma.

                                       

Jessé Santana – Nossa biblioteca está em fase inicial, mas já atende diversas famílias que tem seus direitos violados até porque foi um espaço construído com a participação dos moradores, atualmente temos  uma biblioteca e uma brinquedoteca, gostaria de contribuir a aprender com a rede de leitura jangada literária.

Sâmia Holanda – Estamos em um processo de construção, qual a nossa identidade?  Qual o nosso objetivo? Estamos fazendo algumas visitas para conhecer a realidade desses espaços .Como podemos nos articular em rede? Conseguir uma doação para a rede? Como podemos garantir a sustentabilidade? ganhando editais por exemplo. Quando você se organiza em rede você se fortalece enquanto biblioteca, escritor, editor, dá uma visibilidade maior. Precisamos criar uma agenda única da rede.

                                   

Samya Vieira – Conseguimos entender que  as bibliotecas atendem a comunidade, é preciso que a gente se fortaleça lutando pela construção do PMLLLB independente do tipo de biblioteca que atuamos, pois a lei vai beneficiar a todos.

Alilian Gradela – Uma das perguntas feitas para a RNBC na FLIP foi sobre a definição de bibliotecas comunitárias, por isso precisamos pensar e refletir sobre essa questão. Enquanto filiada a RNBC somos rede de bibliotecas comunitárias, mas como rede local temos integrantes de todos os elos da cadeia do livro.

Paulo Barrocas – Se juntarmos duas ou três pessoas já temos uma comunidade, por isso me vejo nessa rede pois temos um objetivo em comum.

Eliane Moreira -  A biblioteca comunitária precisa refletir sobre as necessidades da comunidade.

A última pauta foi uma discussão sobre os critérios básicos para participar da rede,  alguns critérios foram alterados e foi aberto um espaço para novas sugestões. Encerramos esse encontro com uma visita ao Projeto ‘’Aqui tem sinal de vida’’ na Biblioteca do Morro do Santiago, foi uma experiência incrível, momento em que pudemos conhecer essa biblioteca comunitária que foi construída com o apoio dos moradores da comunidade da Barra do Ceará. 







Comentários

Nome

Bibliotecas Boletins Informativos Eventos Notícias Seminários Vídeos
false
ltr
item
Jangada Literária: Jangada Literária realiza V encontro da rede no CUCA BARRA
Jangada Literária realiza V encontro da rede no CUCA BARRA
https://4.bp.blogspot.com/-67X6zV0RW0o/WApaX3kJsBI/AAAAAAAAAzU/xG-e-OhDI1ceeFPAwG2HW6WyRgMFwKVlwCLcB/s640/14656307_1315977735088321_6060609196661909207_n.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-67X6zV0RW0o/WApaX3kJsBI/AAAAAAAAAzU/xG-e-OhDI1ceeFPAwG2HW6WyRgMFwKVlwCLcB/s72-c/14656307_1315977735088321_6060609196661909207_n.jpg
Jangada Literária
https://www.jangadaliteraria.com/2016/10/jangada-literaria-realiza-v-encontro-da.html
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/2016/10/jangada-literaria-realiza-v-encontro-da.html
true
2037149470795649659
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar