Rede de Leitura Jangada Literária


A Rede de Leitura Jangada Literária é um coletivo composto por bibliotecas comunitárias e representantes da cadeia do livro atuantes na luta por políticas públicas de leitura, na promoção do acesso ao livro e à leitura como Direito Humano. Atualmente, a rede conta com onze bibliotecas comunitárias, sendo que dez estão situadas em Fortaleza e uma em São Gonçalo do Amarante no estado do Ceará.


Os integrantes da rede incidem principalmente nos espaços de discussão em políticas voltadas para a criação e manutenção de bibliotecas comunitárias e no reconhecimento desses espaços como equipamentos culturais das comunidades nas quais estão inseridas.


A Rede de Leitura Jangada Literária desenvolve diferentes eventos a fim de dialogar com a sociedade acerca do atual cenário envolvendo o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas comunitárias no município de Fortaleza e na região metropolitana. Fazem parte dessas práticas: formações, eventos literários, seminários e atividades de enraizamento comunitário. Além disso, ações desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias promovem a circulação, por meio de empréstimos, de um acervo de mais de 20 mil livros cadastrados. 


As bibliotecas comunitárias integrantes da rede compartilham o mesmo desejo de transformar suas comunidades em espaços de referência na formação de leitores, buscando garantir o direito humano à leitura através de políticas públicas para a biblioteca, o livro, a leitura e a literatura.


A Rede de Leitura Jangada Literária está integrada à Rede Nacional de BIbliotecas Comunitárias — RNBC, que conta atualmente com 11 Redes Locais, e aproximadamente 115 Bibliotecas Comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com o compromisso de ampliar, articulando mais bibliotecas comunitárias que desejem se integrar para fortalecer esse movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e à biblioteca.



Como surgiu?

A Rede de Leitura Jangada Literária surgiu com a articulação de projetos comunitários em 2013 que possuíam espaços de leitura e/ou bibliotecas, sendo quatro localizados em Fortaleza e um em São Gonçalo do Amarante (região metropolitana) que, juntos, formaram o Polo de Leitura Jangada Literária com aprovação do projeto submetido ao Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Com o recurso, os espaços de leitura foram ampliados e qualificados, tornando-se bibliotecas comunitárias. Ao longo dos anos, o Polo expandiu-se, agregando novas bibliotecas e em 2016, tornou-se a Rede de Leitura Jangada Literária, totalizando onze bibliotecas comunitárias. As bibliotecas situam-se em comunidades em situação de vulnerabilidade social e, com a atuação em rede, desenvolvem ações de incentivo à leitura e de incidência em políticas públicas sob o entendimento da leitura como direito humano, buscando a democratização do acesso ao livro e a sustentabilidade das bibliotecas comunitárias.







Missão

Contribuir para a democratização do acesso ao livro, a leitura como direito humano, transformando cada biblioteca comunitária em um espaço de referência, ampliando sua atuação em rede com os demais atores da cadeia do livro.


Objetivo

Fortalecer a atuação de bibliotecas comunitárias do território do estado do Ceará por meio do fomento e da efetivação de políticas públicas relacionadas ao livro, à leitura, à literatura e à biblioteca em âmbito municipal e estadual.


Visão


Ser referência na promoção da leitura e disseminação do acesso ao livro no estado do Ceará até 2022.


Valores

* Transparência nas ações em rede;


* Horizontalidade;


* Fidelidade à identidade ética da Rede;


* Integração com preservação da identidade dos componentes da Rede; 


* Compromisso com o enraizamento comunitário;


* Estímulo  das habilidades criativas de cada integrante da Rede;


* Valorização da biblioteca como espaço por excelência na promoção da leitura;


* Prática da gestão compartilhada;


* Solidariedade entre os componentes da Rede;


* Acolhimento e respeito ao leitor.







Ações realizadas  pela Rede de Leitura Jangada Literária


Saraus : Evento que proporciona aos artistas locais desempenharem seus talentos.  


Comu-lê: Evento realizado por todas as bibliotecas comunitárias da Rede em espaços públicos. 


Quero+leitura: Evento por território em que cada biblioteca se encontra.

 

Recreio Literário: Ações de mediação e contação de história nas escolas localizadas nos territórios onde as bibliotecas estão inseridas.


Seminários: Evento realizado anualmente pela rede, promovendo momentos artísticos, articulação com atores da sociedade civil, coletivos, saraus e realizando debates com representantes do poder público sobre políticas públicas, voltadas para o livro, leitura e literatura. 

Para este evento é disponibilizado transporte para a comunidade ir até o local, realizado em local público. 


Diálogos Circulares: Grupo de Estudo que trabalha temáticas políticas, direitos, legislações, textos técnicos, científicos e literários.


Mar de leituras: A Semana Literaturas do Ceará é um evento promovido pela Rede de Leitura Jangada Literária composta por 11(onze) bibliotecas comunitárias e tem o objetivo de valorizar e fortalecer as práticas e experiências de leituras, de cultura regional, assim como a ampliação do acesso democrático ao livro e a leitura no estado do Ceará.


Oficinas oferecidas pela Rede de Leitura Jangada Literária


As oficinas possibilitam o aprimoramento de práticas em mediação de leitura, catalogação / classificação de acervo de bibliotecas comunitárias e contação de histórias. Nessas formações, os participantes serão capacitados a planejar e executar as

atividades nos eixos apresentados:



Oficina de mediação de leitura

Mediação de Leitura na formação do leitor; Entonação, postura corporal e interpretação; Escolha e estudo da história; Recursos auxiliares. 


Oficina de catalogação e classificação de acervo de bibliotecas comunitárias

Utilização do BibLivre para catalogação e registro do acervo; Classificação do acervo por meio da classificação por cores, respeitando a identidade das bibliotecas.


Oficina de contação de histórias

Contação de histórias na formação do leitor; Entonação, postura corporal e interpretação; Escolha e estudo da história; Musicalização; Recursos auxiliares.




Nome

Bibliotecas Boletins Informativos Eventos Notícias Seminários Vídeos
false
ltr
static_page
Jangada Literária: Rede de Leitura Jangada Literária
Rede de Leitura Jangada Literária
Jangada Literária
https://www.jangadaliteraria.com/p/rede.html
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/
https://www.jangadaliteraria.com/p/rede.html
true
2037149470795649659
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar