A Rede de Leitura Jangada Literária que recebeu esse nome por caracterizar a identidade regional e o objetivo do grupo, atua no estado do Ceará desde o ano de 2013, com o apoio do Instituto C&A, através do Programa Prazer em Ler. Com o fortalecimento das bibliotecas comunitárias que integram o coletivo por meio da Gestão Compartilhada, as ações do grupo estão sendo ampliadas buscando a democratização do acesso ao livro e leitura.
As Bibliotecas Comunitárias Sorriso da Criança, Jardim Literário, CL. Professor Leônidas Magalhães, Famílias Reunidas, Mundo Jovem e Criança Feliz estão localizadas no município de Fortaleza, em São Gonçalo do Amarante, temos a Biblioteca Comunitária Literateca, todas atendendo a um público bem diverso por meio de Empréstimos de Livros, Mediação de Leitura, Contação de História, Cine Clube e outras ações de fomento à leitura direcionadas às crianças, jovens e adultos das comunidades em que as bibliotecas estão inseridas.
Algumas atividades são realizadas coletivamente pelas sete bibliotecas, como os Seminários, Audiências Públicas, Comu-Lê, Quero + Leitura, Encontros de Bibliotecas e outras ações de incidência política, tendo como bandeira de luta a criação e efetivação do PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas dos municípios atendidos pela rede.
O plano possibilita investimento para a cadeia do livro: escritores, ilustradores, bibliotecas públicas, comunitárias, escolares, bibliotecários, mediadores de leitura e demais atores da cadeia do livro. Para que seja possível alcançar esse objetivo, a rede vem mobilizando Poder Público e Sociedade Civil para participar de audiências públicas, seminários, conferências, rodas de conversas e outros espaços, com o objetivo de garantir a formação de leitores, pois a elaboração do plano deve ser uma construção coletiva.
