A Rede de Leitura Jangada Literária é um coletivo composto por bibliotecas comunitárias e representantes da cadeia do livro atuantes na luta por políticas públicas de leitura, na promoção do acesso ao livro e à leitura como Direito Humano. Atualmente, a rede conta com onze bibliotecas comunitárias, sendo que dez estão situadas em Fortaleza e uma em São Gonçalo do Amarante no estado do Ceará.
Os integrantes da rede incidem principalmente nos espaços de discussão em políticas voltadas para a criação e manutenção de bibliotecas comunitárias e no reconhecimento desses espaços como equipamentos culturais das comunidades nas quais estão inseridas.
A Rede de Leitura Jangada Literária desenvolve diferentes eventos a fim de dialogar com a sociedade acerca do atual cenário envolvendo o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas comunitárias no município de Fortaleza e na região metropolitana. Fazem parte dessas práticas: formações, eventos literários, seminários e atividades de enraizamento comunitário. Além disso, ações desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias promovem a circulação, por meio de empréstimos, de um acervo de mais de 20 mil livros cadastrados.
As bibliotecas comunitárias integrantes da rede compartilham o mesmo desejo de transformar suas comunidades em espaços de referência na formação de leitores, buscando garantir o direito humano à leitura através de políticas públicas para a biblioteca, o livro, a leitura e a literatura.
A Rede de Leitura Jangada Literária está integrada à Rede Nacional de BIbliotecas Comunitárias — RNBC, que conta atualmente com 11 Redes Locais, e aproximadamente 115 Bibliotecas Comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com o compromisso de ampliar, articulando mais bibliotecas comunitárias que desejem se integrar para fortalecer esse movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e à biblioteca.
Como surgiu?
A Rede de Leitura Jangada Literária surgiu com a articulação de projetos comunitários em 2013 que possuíam espaços de leitura e/ou bibliotecas, sendo quatro localizados em Fortaleza e um em São Gonçalo do Amarante (região metropolitana) que, juntos, formaram o Polo de Leitura Jangada Literária com aprovação do projeto submetido ao Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Com o recurso, os espaços de leitura foram ampliados e qualificados, tornando-se bibliotecas comunitárias. Ao longo dos anos, o Polo expandiu-se, agregando novas bibliotecas e em 2016, tornou-se a Rede de Leitura Jangada Literária, totalizando onze bibliotecas comunitárias. As bibliotecas situam-se em comunidades em situação de vulnerabilidade social e, com a atuação em rede, desenvolvem ações de incentivo à leitura e de incidência em políticas públicas sob o entendimento da leitura como direito humano, buscando a democratização do acesso ao livro e a sustentabilidade das bibliotecas comunitárias.
Missão
Contribuir para a democratização do acesso ao livro, a leitura como direito humano, transformando cada biblioteca comunitária em um espaço de referência, ampliando sua atuação em rede com os demais atores da cadeia do livro.
Objetivo
Fortalecer a atuação de bibliotecas comunitárias do território do estado do Ceará por meio do fomento e da efetivação de políticas públicas relacionadas ao livro, à leitura, à literatura e à biblioteca em âmbito municipal e estadual.
Visão
Ser referência na promoção da leitura e disseminação do acesso ao livro no estado do Ceará até 2022.
Valores
* Transparência nas ações em rede;
* Horizontalidade;
* Fidelidade à identidade ética da Rede;
* Integração com preservação da identidade dos componentes da Rede;
* Compromisso com o enraizamento comunitário;
* Estímulo das habilidades criativas de cada integrante da Rede;
* Valorização da biblioteca como espaço por excelência na promoção da leitura;
* Prática da gestão compartilhada;
* Solidariedade entre os componentes da Rede;
* Acolhimento e respeito ao leitor.
Ações realizadas pela Rede de Leitura Jangada Literária
Saraus : Evento que proporciona aos artistas locais desempenharem seus talentos.
Comu-lê: Evento realizado por todas as bibliotecas comunitárias da Rede em espaços públicos.
Quero+leitura: Evento por território em que cada biblioteca se encontra.
Recreio Literário: Ações de mediação e contação de história nas escolas localizadas nos territórios onde as bibliotecas estão inseridas.
Seminários: Evento realizado anualmente pela rede, promovendo momentos artísticos, articulação com atores da sociedade civil, coletivos, saraus e realizando debates com representantes do poder público sobre políticas públicas, voltadas para o livro, leitura e literatura.
Para este evento é disponibilizado transporte para a comunidade ir até o local, realizado em local público.
Diálogos Circulares: Grupo de Estudo que trabalha temáticas políticas, direitos, legislações, textos técnicos, científicos e literários.
Mar de leituras: A Semana Literaturas do Ceará é um evento promovido pela Rede de Leitura Jangada Literária composta por 11(onze) bibliotecas comunitárias e tem o objetivo de valorizar e fortalecer as práticas e experiências de leituras, de cultura regional, assim como a ampliação do acesso democrático ao livro e a leitura no estado do Ceará.
Oficinas oferecidas pela Rede de Leitura Jangada Literária
As oficinas possibilitam o aprimoramento de práticas em mediação de leitura, catalogação / classificação de acervo de bibliotecas comunitárias e contação de histórias. Nessas formações, os participantes serão capacitados a planejar e executar as
atividades nos eixos apresentados:
Oficina de mediação de leitura
Mediação de Leitura na formação do leitor; Entonação, postura corporal e interpretação; Escolha e estudo da história; Recursos auxiliares.
Oficina de catalogação e classificação de acervo de bibliotecas comunitárias
Utilização do BibLivre para catalogação e registro do acervo; Classificação do acervo por meio da classificação por cores, respeitando a identidade das bibliotecas.
Oficina de contação de histórias
Contação de histórias na formação do leitor; Entonação, postura corporal e interpretação; Escolha e estudo da história; Musicalização; Recursos auxiliares.